quinta-feira, 31 de agosto de 2006

Assim estamos…

Em Izeda.

Todos em Izeda

Desde domingo que cá estamos e estamos tão bem que os dias têm-se passado numa preguiça descarada, entre as varandas da casa e numa guerra pacífica de quem fica, durante a próxima hora, na cama de rede!!!

Na segunda chegaram uns amigos do Tio Armando e com eles trouxeram uma carrada de sardinhas vindas directamente do mar de Vila do Conde, com as quais nos deliciamos na terça ao almoço!!! Um almoço entre histórias antigas e novas mas sempre em tom nordestino. Aliás não como é que estes senhores da Capital ainda não descobriram tema para novelas aqui, isto é melhor que o sertão brasileiro!!!

As sardinhas a assar A Avó Milú e a Inês

Entretanto já iniciamos o habitual roteiro gastronómico.
Na terça, e pela primeira vez sem a Inês, fomos jantar a Gimonde ao Abel. Se vos descrevesse o tamanho das postas de vitela nem acreditavam. Acompanhadas por salada mista e batatas fritas (e que boas eram, adora batata frita…em tempos fui conhecida por Kika Batata Frita!!!).
Gimonde é uma pequena terra recheada de excelentes restaurantes, próximo de Bragança. N’O Abel a posta é o tradicional, mas também tinham costeleta de vitela e cordeiro. Tudo assado na brasa pelo próprio Sr. Abel. Vale uma visita quando passarem por estas terras.
Um outro restaurante que recomendo é O Saldanha em Predo, muito perto de Macedo de Cavaleiros, mas com uma estrada má. Á chegada tudo se esquece, a comida é da melhor que se pode encontrar. Pratos regionais e feitos como em casa das nossas avós… Á entrada um queijo para comer até acabar acompanhado de excelente pão, depois a refeição e ao fim (a minha parte predilecta) a sobremesa. Frascos de várias compotas conforme a fruta da época: cereja, ginja, pêra, marmelo, maçã, etc.. Vale a viagem. Nós nunca nos vamos embora sem lhe fazer uam visitinha!!!
Agora não tenho possibilidade de disponibilizar um mapa, mas em breve o farei…
Há mais restaurantes que aconselho, mas isso fica para outro dia. Prometo um post só para a gastronomia da região.

Hoje, mais ao fim da tarde (que agora o calor aperta) vou tirar umas fotografias a Izeda e amanhã coloco-as aqui. Vão ver como isto é bonito e merece uma visita….

Nota: Ao clicarem na imagem poderão vbê-la maior...

2 comentários:

PRINCIPES DO MEU REINO ! disse...

Ena, ena!!
Há tanto tempo que não davas notícias... felizmente foi por um bom motivo.. férias num sítio espectacular!

Adoro saber novidades vossas.. é estranho, porque venho aqui há pouco tempo , mas gosto imenso de ler o vosso blog.. vou lendo para trás e espero ansiosamente pelo post seguinte..

Com que então, Kika Batata Frita??? Também adoro, de toda a maneira e feitio.. até aquelas de pacote cheias de gordura e calorias!
Quando vou para o norte, para a terra do Rui, normalmente aproveitamos para conhecer alguns restaurantes indicados por amigos..tenho a agenda (adoro agendas e caderninhos) cheia de nomes e indicações de caminhos.. por isso, fico à espera de um mapinha a indicar esses tesouros da nossa gastronomia.
Em Outubro vou fazer um fds só com o maridão e quem sabe se o nosso rumo não serão as terras de Macedo??

Beijocas
Dos 3 daqui para as 2 daí

JuCris disse...

Vidinha boa em Izeda, nao é? A quem o dizes... Beijocas