terça-feira, 26 de abril de 2005

Um blog-inquérito...

Bom aqui está o inquérito que a Susaninha
me incumbiu de responder:

Não podendo sair do Fahrenheit 451, que livro quererias ser? Não sei que livro é, mas mesmo assim o livro onde gostaria de estar era no Vinho Mágico da Joanne Harris. Adorei, os lugares, os aromas, as vidas... recomendo vivamente.
Já alguma vez ficaste apanhadinho(a) por um personagem de ficção? Acho que nunca tive uma predilecção, mas gostava muito dos livros da Anita e de tudo o que a rodeava e da Mafalda do Quino. Aliás a minha Mãe diz que somos muito parecidas…contestatárias e anti-sopa!!! O anti-sopa está a passar pois o Papá Gil é pró-sopa!!! Hi Hi Hi

Qual foi o último livro que compraste? O Grande Livro da Mãe e do Bebé para oferecer e o Livro de Instruções para Bebés Para o Papá Gil consultar num ataque de pânico…
Qual o último livro que leste? O Código de Da Vinci do Dan Brown, aliás devorei em quatro dias…
Que livros estás a ler? Neste momento ando a ler, paulatinamente, A Filha do Capitão do José Rodrigues dos Santos, mas como é um bocado maçador, está a ser devagar. De resto tenho-me dedicado mais às revistas: Pais e Filhos, Os meus livros e algumas de ponto de cruz (que precisam de leitura atenta para as babetes da Inês)!!!! Hi Hi Hi
Cinco livros que levarias para uma ilha? Bom isso é complicado (cinco ainda pior), mas talvez estes:
1. Obra Poética completa de Sophia Mello Breyner;2. Obra completa da Agatha Christie…E acho que chega, pois já teria muito com que me entreter!!!!


Bom eu não passo o inquérito a ninguém, desculpem...

A Inês às 28 semanas...

mdl025
Hoje fomos fazer mais uma eco. Fomos ver se a Inês estava bem. E está, muito bem. Estava de papinho cheio, porque tinha tomado o pequeno almoço com a Mamã, e de mãozinha no olhito pois o soninho estava a chegar. A Inês está atravessada na minha barriga com os pezitos para o lado direito e a cabecinha para o lado esquerdo. Comentário final da Dr.ª Luíza. A sua menina tem uns lábios muito carnudos, parecem dois tomatinhos!!!! Isso já eu sabia, da segunda eco que tinha feito. Continuo a achar que a Inês vai ser muito parecida com o Avô Manel. E não imaginam o quanto fico feliz e orgulhosa, pois o meu Pai era o homem mais lindo que conheci…

sexta-feira, 15 de abril de 2005

PROFISSÃO " MÃE " [E-mail recebido ontem]

Ana foi renovar a sua carta de condução.
Pediram-lhe para informar qual era a sua profissão. Ela hesitou, sem saber bem como se classificar. "O que eu pergunto é se tem um trabalho", insistiu o funcionário. " Claro que tenho um trabalho", exclamou Ana. "Sou mãe"."Nós não consideramos 'mãe' um trabalho. Vou colocar Dona de casa", disse o funcionário friamente. Não voltei a lembrar-me desta história até ao dia em que me encontrei em situação idêntica...A pessoa que me atendeu era obviamente uma funcionária de carreira, segura, eficiente, dona de um título sonante."Qual é a sua ocupação?" Perguntou. Não sei o que me fez dizer isto; as palavras simplesmente saltaram-me da boca para fora:"Sou Doutora em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas."A funcionária fez uma pausa, a caneta de tinta permanente a apontar para o ar e olhou-me como quem diz que não ouviu bem...Eu repeti pausadamente, enfatizando as palavras mais significativas. Então reparei, maravilhada, como ela ia escrevendo, com tinta preta, no questionário oficial. Posso perguntar", disse-me ela com novo interesse, "o que faz exactamente?"Calmamente, sem qualquer traço de agitação na voz, ouvi-me responder:"Desenvolvo um programa a longo prazo (qualquer mãe faz isso), em laboratório e no campo (normalmente eu teria dito dentro e fora de casa),.sou responsável por uma equipa (a minha família) e já recebi quatro projectos (todas meninas). Trabalho em regime de dedicação exclusiva (alguma mulher discorda???), o grau de exigência é em nível de 14 horas por dia (para não dizer 24 horas). Houve um crescente tom de respeito na voz da funcionária que acabou de preencher o formulário, se levantou e pessoalmente foi abrir-me a porta.
Quando cheguei a casa, com o título da minha carreira erguido, fui recebida pela minha equipa: - uma com 13 anos, outra com 7 e outra com 3, do andar de cima, pude ouvir o meu mais recente projecto (um bebé de seis meses), a testar uma nova tonalidade de voz.
Senti-me triunfante. Maternidade... que carreira gloriosa!
Assim, as avós deviam ser chamadas "Doutora-Sénior em Desenvolvimento Infantil e em Relações Humanas". As bisavós: "Doutora- Executiva-Sénior". E as tias: "Doutora - Assistente".

200179007-001

Mande isto às mães, avós, bisavós e tias que conheça.
Uma homenagem carinhosa a todas as mulheres, mães, esposas, amigas e companheiras. Doutoras na Arte de fazer a vida melhor!!!
"Somos do tamanho dos nossos sonhos."
Fernando Pessoa

quinta-feira, 14 de abril de 2005

Assim se têm passados os dias....

200158444-001
entre a loucura do trabalho e a correria da vida de casa... Nunca imaginei que fosse tão complicado gerir e organizar tudo. Bom, mas tirando estes mini-dramas tudo está nas mais perfeitas condições. A Inês mexe muito, anda sempre muito atarefada de manhã a arrumar o "quarto" e a brincar e depois do almoço dorme sempre a sua sestinha... Só espero que quando vier ver este planeta azulzinho seja assim... De tarde acorda quando a Mãe sai da Biblioteca e começa outra vez na brincadeira até ao jantar, depois brinca mais um bocadinho e começa a adormecer quando a Mãe já mal consegue abrir o olhito esquerdo, quanto mais o direito!!! Resumindo e baralhando, é uma menina bem comportada e que não dá trabalho nenhum...será que dentro de 3 meses estarei feliz e contente a dizer o mesmo? Espero bem que sim!!!! Agora vamos catalogar mais uns livros e organizar a biblioteca e os futuros/breves eventos importantes que temos...

O nosso fim de tarde...

200158449-001
Ontem ao fim da tarde encontramo-nos com a Avó Milú e fomos conhecer o local para as aulas de ginástica de preparação para o parto. Um espaço agradável com a Enfremeira Antónia de sorriso rasgado a acolher-nos. Fizemos as apresentações, conversamos um bocadinho e vimos um filme, sem pipocas, mas com um rebuçado sem açúcar!!!
O Milagre da Vida, com a chancela de qualidade da BBC, onde era descrito, passo a passo, o mistério que somos. Não imaginam (ou se calhar sim) a sensação que é ter a imagem do que se está a passar dentro de nós. Em Maio começaremos as aulas. Não só irei aprender as técnicas respiratórias para o parto, como também todas as dicas para a amamentação, higiene e todos aqueles pequenos truques para tratar o melhor possível da pequena Inês... Gostei muito e acho que o "terror" que tenho do parto e da dor me vai passar e vou chegar ao dia muito tranquila e anciosa por ver a Inês, ao vivo e a cores...

terça-feira, 12 de abril de 2005

Assim estamos...

muito bem!!! A Sr.ª Dr.ª não resmungou nem quanto fosse... nada, nadica de nada!!!! Estamos muito bem e a Inês continua mexida. Até para ouvir o coração foi preciso andar a fazer patinagem na barriga da Mamã, pois não paráva. Amanhã a Inês faz 6 meses...e os Papás 7 anos hoje. Muitas comemorações felizes... Em breve irei iniciar as aulas de preparação para o parto, pois já estou na altura certa. Fiquei triste, mas só um bocadinho, por saber que para se fazer a ecografia em 3D a altura ideal teria sido às 22 semanas, mas mesmo assim acho que vou tentar. Só para ficar de recordação, pois é uma eco sem validade médica. Já agora peço sugestões sobre o faço ou não faço e se vale ou não vale a pena? Até breve, amanhã daremos notícias do jantar, que vai ser fora de casa e melhorado!!! Hi Hi Hi Dia de aniversário é só uma vez por ano, afinal...

quinta-feira, 7 de abril de 2005

Assim andamos...

muito bem dispostas e empurrar o mundo, para a frente!!! Como diz a Avó Milú...
De bebé
É que a barriga já começa a ter forma e a notar-se bem!!! Hoje é o primeiro dia que andamos de jardineiras, sempre quis umas quando estivesse de bebé e não há duvida que são muito, mas mesmo muito confortáveis.

segunda-feira, 4 de abril de 2005

Só faltam cem, cem dias...

Segundo a barrita lá de cima... só faltam cem dias para Inês nascer!!! Cem dias. Digam lá que não é uma emoção? Cem, cem dias. Ai que ainda tenho tanta coisa para preparar!!! E só faltam cem dias. Parece quase um anuncio para o início de um qualquer evento muito importante!!! E este também é: FALTAM CEM DIAS PARA A INÊS NASCER...até lá!!!!

sexta-feira, 1 de abril de 2005

O primeiro presente de Paris...

Hoje a Inês recebeu o primeiro presente de Paris. Os Tios-Avós andam tão contentes que nem cabem em si!!! Com o presente veio um postal muito lindo... uma Mamã-pinguim e seu filhote. Adorei, ou melhor, adoramos....
Pinguins