quinta-feira, 27 de março de 2008

Novos tempos, novas profissões!!!


Demais!!!
Um dia destes estive com uma amiga que tem dois sobrinhos que estão na idade das fantásticas e imprevisíveis saídas... ... ... Contou-me ela, com uma graça única, que o sobrinho mais velho já sabe, definitivamente o que quer.

Num domingo à volta mesa e num típico almoço de família todos falavam de emprego de como isto está mal, etc., etc., etc.. A conversa que faz parte de todas as conversas, seja entre quem for!!!! No meio desse diálogo pouco motivador o X., que tem 8 anos, disse:

- Olha Mimi, eu já não quero ser arquitecto!!!
- A sério?!?! Porquê?!?
- Porque tem de se estudar muito e não dá lucro.
- Bom e então o que queres ser?
- Solteiro e desempregado.
Silêncio na mesa, todos ficaram em estado de choque... A Mãe que não achou graça perguntou:
- Nem desempregado nem solteiro são profissões.
- Ai isso é que são.
- Ai sim e de onde tiraste tu semelhante ideia?!?!
- Da televisão, então não estão sempre a dizer que os jovens são cada vez mais solteiros e desempregados?!?

Com isto, a conversa sei que continuou e lhe explicaram o porquê e que ele lá desistiu da ideia e que a arquitectura continua a ser uma opção...

Sabem o que mais... ... ... sem comentários, se assim continuamos não sei para onde irá parar este lindo país à beira mar plantado, mas cada vez mais sem perspectivas de evolução.


Assusta-me ao ver títulos como os http://www.webboom.pt/ficha.asp?ID=168825">Mileuristas e Low-Cost da Editorial Teorema nos escaparates da livraria e a vê-los a serem consumidos pela tal classe média que está mesmo a desaparecer!!!

Mas só para me despedir deste tema, o outro dia ouvia duas Senhoras (reformadas, classe média e não com mais de 60 anos) lá na livraria a comentarem uma com a outra:

- Sabes que o outro o meu neto teve de fazer uma composição sobre a profissão que gostaria de ter quando fosse grande lá no Colégio... ... ...
- Sim?!? E então vai ser Engenheiro como o Pai ou Advogada como a Mãe?
- Nem uma coisa nem outra... ... ..., risinhos nervosos entre o orgulho e a preocupação, quer ser reformado como os Avós!!!

Fez-se silêncio e lá continuei, petrificada nos meus pensamentos com esta descoberta, a arrumar as novidades que tinham acabado de chegar!!!

Bom para além de desempregados e solteiros também temos os reformados... ... ... que ricas profissões!!!

2 comentários:

Berta disse...

É verdade, o estado do emprego em Portugal parece-me cada vez mais "negro". Estamos aqui, estamos todos a emigrar outra vez. :-(
Beijinhos!

JuCris disse...

O que será que nos espera ?!
Bjns